top of page
  • Reinaldo Alencar

Concurso da ANEEL foi autorizado. E agora?

Por Reinaldo Alencar


O concurso foi autorizado. E agora, o que acontece?


Primeiramente, você deve tirar um momento para comemorar! A autorização significa, antes de mais nada, que o concurso irá acontecer. Os céticos estavam errados. Quem leu nosso artigo em abril viu que já tínhamos previsto isso.


A autorização significa que os recursos financeiros para realizar o concurso vão ser liberados, e que o órgão (a ANEEL no caso) pode iniciar os trabalhos para realizá-lo.

Mas ainda há muita coisa para acontecer até o dia do concurso da ANEEL. Depois de autorizado, o órgão irá formar uma comissão para planejar a prova. Em seguida, será escolhida a banca que irá redigir as questões. E só depois será divulgado o edital.


É um longo trabalho de planejamento e organização.


Quando sai o edital do concurso da ANEEL?

Segundo portarias que tratam do assunto, o edital poderá ser publicado em até 6 meses da autorização! Planejar uma prova e nomear funcionários necessita preparo.

Pode ter certeza de que os setores de Recursos Humanos, Planejamento e Orçamento vão trabalhar muito nos próximos meses. Depois de publicado o edital, há no mínimo mais dois meses até o dia da prova do concurso da ANEEL.


Quanto tempo tenho até a prova?

Menos do que você gostaria. E provavelmente mais do que você precisa para ser aprovado. Caso queira uma aposta: eu estimaria que a prova ficará para o início do próximo ano.


Vai dar tempo de estudar e ficar competitivo até a data do concurso da ANEEL?

Quando você vir o edital, a lista de conteúdo vai parecer enorme. Mas será o mesmo conteúdo para todos. A diferença é como você irá lidar com isso (sobre esse assunto, recomendo os vídeos sobre como estudar para o concurso da Aneel. Os cursinhos preparatórios “tradicionais” para concurso irão começar a fazer os materiais às pressas sobre o setor elétrico. Enquanto isso, a Head Energia já vem criando conteúdo consistentemente há mais de dois anos para profissionais que trabalham no setor elétrico (inclusive com professores especialistas da ANEEL). Esforço é importante. Mas é preciso agir com inteligência e tomar decisões estratégicas (a começar pela escolha do material adequado).


Foram autorizadas só 40 vagas. Só vão chamar isso?

Não! De forma alguma! Até mesmo quando sair no edital o número de vagas imediatas, ignore esse número. O que importa de verdade é o tamanho do cadastro reserva. Os órgãos não fazem concurso o tempo todo. E o concurso tem validade de até quatro anos. Logo, saiba que provavelmente vai ter gente sendo nomeada até 2028. A minha expectativa é de que coloque um cadastro reserva de mais que 200 vagas, considerando a quantidade de cargos vagos atualmente. A necessidade existe. O que pode limitar é se há espaço no orçamento. De qualquer forma, haverá mais vagas do que o anunciado.


Melhorar esperar o edital para começar a estudar?

Já foi dada a largada! Se ainda não começou a estudar, está esperando o quê? “Ué, mas como vou estudar sem edital?”. Tem alguma dúvida que um concurso de agência reguladora irá querer que você entenda como funciona o setor elétrico? Tempo é o recurso mais escasso nesse momento. Comece a estudar já!


Conheça o Curso Acelerador de Aprovação para a ANEEL, da Head Energia.

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page