top of page
  • Reinaldo Alencar

Como estudar para o concurso da ANEEL?

Atualizado: 27 de jul. de 2023


Após mais de uma década desde o último concurso, parece que um novo concurso público da Aneel está mais perto do que nunca de acontecer. Diante desta oportunidade única, é fundamental estar bem-preparado e atualizado sobre as mudanças que ocorreram no setor elétrico e no mundo dos concursos desde o último edital (em 2010!). Neste artigo, abordaremos os principais aspectos do concurso, assim como dicas para um planejamento eficiente e de estratégias de estudo para garantir sua aprovação.


Essa não é a primeira vez que há o anúncio de solicitação de vagas para um novo concurso da Aneel. Se você já estava acompanhando, deve saber que isso também aconteceu nos últimos dois anos. Então, o que mudou?


Para começar, houve uma mudança de governo. Mais que isso, mudou a orientação política. A antiga diretriz do Ministério da Economia de evitar fazer novos concursos públicos foi substituída por um novo governo que, no passado, elencou como um dos seus principais objetivos a “recomposição do funcionarismo público”. Essa mudança, quando associada ao fato de já se passarem mais de 10 anos do último concurso e haver quase 200 cargos vagos, dá boas razões para criar expectativa de que o novo concurso está prestes a acontecer.


Esse não é um concurso comum. Os assuntos exigem conhecimentos mais especializados que geralmente é cobrado em outros certames. Esses conhecimentos específicos do setor elétrico acabam por ter dois efeitos sobre a concorrência:

  1. afasta grande parte dos “concurseiros profissionais” que se intimidam com o conteúdo específico que não é reaproveitável para outros concursos;

  2. atrai pessoas que desejam ESSE concurso, o que faz com que invistam maiores esforços a se aprofundar no conteúdo específico.

Consequentemente, a concorrência tende a ser menor do que em concursos normais, e o conteúdo específico passa ser o principal diferencial para se obter a aprovação no concurso.


Se você ainda não conhece os benefícios do cargo, saiba que:

  • A depender do cargo, os salários podem chegar a mais de R$ 20 mil reais por mês, sem considerar funções comissionadas e verbas indenizatórias;

  • Há estabilidade de cargo, o que permite que as pessoas tenham previsibilidade para planejar suas vidas com maior tranquilidade e não ficam susceptíveis a decisões arbitrárias ou perseguições de chefias;

  • Lida diretamente com as principais discussões do setor elétrico, participando das mudanças que redefinirão os rumos do desenvolvimento econômico do país; e

  • É um órgão que incentiva a formação continuada, oferecendo oportunidades de se especializar com cursos de excelência.

Para quem tem vocação, é a chance de prestar um serviço público de elevada relevância social. Eu comento mais sobre as características e benefícios do concurso no vídeo “Razões incríveis para você estudar para o concurso da Aneel”.


Como ainda não saiu o edital para o próximo concurso, há muitas incertezas em relação a como será a prova. Para conseguirmos navegar por essas incertezas, precisamos fazer um planejamento adequado. Pensar estrategicamente envolve:

  1. identificar sua posição atual;

  2. definir onde deseja chegar;

  3. estimar o que deve acontecer pelo caminho; e

  4. estipular o que você fará para solucionar os problemas de percurso.


Em primeiro lugar, começarmos por uma autoavaliação. O que você já sabe? Quais matérias? Já tem o material adequado? Já sabe estudar com alta efetividade? Quanto tempo você tem disponível? O quão disciplinado você é? Essas respostas irão ajudar a definir suas prioridades e te orientar suas ações.


A segunda etapa é convergente para todos: conseguir a aprovação dentro do número das vagas. Em outras palavras, é vencer a concorrência. Para isso, é preciso, no geral:

  • começar antes que os demais;

  • estudar com maior eficiência;

  • ter o melhor material de estudo; e

  • conseguir ter uma rotina adequada.

Em seguida, precisamos fazer estimativas. Como o último edital do concurso da Aneel tem mais de uma década, muita coisa mudou (e pode mudar até o próximo). Quais matérias se mantêm e quais mudam? Quais leis surgiram de lá para cá e devem cair na prova? Quando deverá sair o edital?


Por fim, o que você fará? É o momento de tomar decisões, elaborar seu cronograma, escolher seu material e preparar sua mente para se manter alinhado a sua estratégia. Eu dou exemplos e aprofundo todos esses pontos no vídeo “Planeje sua aprovação no Concurso Aneel”.


Após planejar, é hora de colocar em prática. Estudar para concurso é diferente de outras formas de estudo. É voltado a conseguir pontuar na prova. Exige prática direcionada e treino específico. Simplificadamente, o ciclo de estudo consiste em:


Ler – Revisar – Consolidar – Pensar (Repete!)


Além da leitura, é absolutamente essencial fazer revisões periódicas. No dia da prova, você precisará mobilizar uma quantidade enorme de conhecimentos. Muito maior do que sua memória de curto prazo consegue suportar.


Portanto, você deve exercitar sua memória de longo prazo. Para isso, você precisa sinalizar para sua mente que aqueles assuntos que você está estudando são importantes. É preciso conectar o que está estudando com o que você já sabe, e revisar com frequência. Quanto mais repetições fizer, mais irá enraizar os conceitos e as conexões, até que tenha o domínio completo do assunto. É preciso encontrar o pronto de equilíbrio entre aprender temas novos e revisar o que já foi estudado.


Também é essencial praticar resolvendo questões. Afinal, essa será a forma exata em que será avaliado seu conhecimento no dia da prova. Mas como treinar questões sobre o setor elétrico se faz mais de dez anos desde o último concurso e não há tantos concursos que cobram esses temas?


Mais uma vez, a Head Energia vem ao seu resgate. Não há muitas questões de concursos, mas todo ano há a prova de Certificação de Operadores de Mercado. A Head Energia prepara alunos para essas provas desde 2021. E, no material elaborado, há tanto questões anteriores comentadas quanto questões inéditas elaboradas pela escola. Dada a interseção entre boa parte dos temas cobrados na prova de certificação e no futuro edital do concurso da ANEEL, é uma oportunidade para verificar a compreensão dos temas e consolidar os assuntos.


O ideal é assistir vídeos para os assuntos de maior complexidade. No caso da prova, o conteúdo específico sobre o setor elétrico é composto de um emaranhado de leis e decretos que estruturam os órgãos, suas competências e limites. Tentar entender como funciona o setor a partir da lei seca seria extremamente ineficiente. Felizmente, a Head Energia tem dezenas de horas de videoaula feitas por especialistas explicando de forma didática os termos técnicos e como tudo funciona na prática. Após ver os vídeos, o texto da lei irá parecer mais claro e até intuitivo. Eu comento mais sobre técnicas de estudo no vídeo “Melhores Dicas Para Estudar: Concurso da Aneel”.


Com tudo isso, você tem tudo para se destacar e conseguir sua aprovação! Conheça mais sobre o que a Head Energia tem a oferecer e comece a se preparar desde já. Bons estudos!



Baixe aqui o checklist de Leis que a Head Energia acredita fortemente que estarão no próximo edital do concurso da Aneel e fique por dentro das novidades do Preparatório para Fundamentos e Legislação que a Head está preparando especificamente para o concurso da ANEEL.

346 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page