top of page
  • Head Energia

7 razões nada óbvias para você fazer o concurso da EPE em 2022

Atualizado: 5 de abr. de 2022


O edital para o concurso público da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) foi divulgado em 7/01/2022 e causou grande alvoroço no Setor Elétrico Brasileiro. A EPE é responsável por prestar serviços ao Ministério de Minas e Energia (MME) na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, cobrindo energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados e biocombustiveis, e o último concurso foi em 2014. Esses dois pontos justificam a ansiedade pelo concurso.


Mas não são apenas esses os motivos para você se dedicar ao estudo para o concurso da EPE. A Head Energia elencou mais 7 razões para você se inspirar!


Razão #1:

Não se abale com a pequena quantidade de vagas! Os 119 primeiros colocados ficarão no cadastro reserva e poderão ser chamados para assumir a vaga nos próximos 18 meses, prorrogáveis por mais 18. Então, sim: você tem mais chances do que imaginava!


Razão #2:

Se você tem vontade de mudar de carreira, está aí uma ótima oportunidade! Sendo do Setor Elétrico ou não, os colaboradores da EPE têm atribuições diferentes de qualquer outra empresa!


Razão #3:

Já está de olho no concurso da ANEEL?! O último foi em 2010 e há grande expectativa de que o edital seja lançado em breve. O concurso da EPE engloba leis e regras que inevitavelmente serão cobradas no concurso da ANEEL. Então o concurso para a Empresa de Pesquisa Energética acaba sendo um preparatório para o da ANEEL. Não existe conhecimento perdido.


Razão #4:

Estudando para a prova da EPE, automaticamente você adquire conhecimento que abre portas no amplo mercado de energia que é cobrado, inclusive, na prova de Certificação de Operadores do Mercado, realizada pela CCEE.


Razão #5:

Procura estabilidade e boa remuneração?! O concurso da EPE é para você! Afinal, a remuneração inicial é acima de R$ 11.000 + benefícios.


Razão #6:

Quer o prestígio de trabalhar em um ente público cujo trabalho impacta todo o País?! O concurso da EPE é a oportunidade perfeita!


Razão #7:

E, por fim, não é porque você passou no concurso da EPE que precisa continuar lá até aposentar! Os profissionais da EPE são disputados pelas empresas do amplo mercado de energia e uma passagem por lá pode alavancar sua carreira.


Como escola voltada para o mercado de energia, o conteúdo da Head Energia te ajudará muito a se preparar para a prova da EPE!


Leis mencionadas no edital, como a Lei nº 9.427/96 e a Lei nº 10.848/2004, são a base do conteúdo dos seguintes episódios da Head Energia:


· Episódio: Pontos Relevantes – Comercialização

· Episódio: Obrigação de atendimento a 100% do mercado

· Episódio: Declaração de Necessidade das Distribuidoras

· Episódio: Sobrecontratação Involuntária e Exposição Involuntária

· Episódio: Energia Incentivada vs Energia Convencional

· Episódio: Energia Especial vs Energia Não Especial

· Episódio: Introdução à Governança do Setor Elétrico

· Episódio: Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) - Estrutura e Atribuições

· Episódio: Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)

· Episódio: Empresa de Pesquisa Energética (EPE)


324 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page