top of page
  • Head Energia

6 instituições internacionais na área de energia que você precisa conhecer


Não é segredo que o tema energia tem escala global. Entender como funcionam os mercados nos principais países do mundo é um diferencial para todo profissional que atua com eletricidade, óleo e gás.


Trouxemos seis instituições internacionais na área de energia que você precisa conhecer para ter acesso atualizado e confiável a dados, gráficos e relatórios para temas como preços de energia, consumo/oferta de eletricidade, segurança energética, emissões de CO2, indicadores de transição energética, combustíveis fósseis, energias renováveis e novas tecnologias como hidrogênio, captura de carbono, nucleares compactas e recursos energéticos distribuídos.


Todas essas instituições possuem uma ou mais newsletters – assine e receba no seu e-mail todas as atualizações, estudos, eventos e oportunidades nas mais diversas áreas de energia.


A IEA é uma organização internacional ligada à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que atua como orientadora política de assuntos energéticos para seus 30 países membros. A IEA está no centro do debate global sobre energia, concentrando-se em questões que vão desde segurança energética, passando por mudanças climáticas, investimentos, acesso e eficiência energética.

A coleta de dados está no centro do trabalho da IEA desde a sua criação, com estatísticas oficiais de energia elaboradas para mais de 100 países - coletadas mensalmente ou anualmente.


São mais de 180 países ativamente engajados na IRENA, que é uma organização intergovernamental que apoia as nações em sua transição para um futuro de energia sustentável e serve como a principal plataforma para cooperação internacional. É um centro de excelência e um repositório de políticas, tecnologia, recursos e recursos financeiros. Dentre os inúmeros produtos elaborados pela IRENA estão: estatísticas sobre capacidade e custos das energias renováveis, estudos sobre seus benefícios, revisões anuais sobre empregos em energias renováveis e o Atlas Global, que mapeia o potencial de recursos por fonte e por região no mundo.


O OIES é um instituto independente, líder mundial em pesquisas sobre energia, especializado em pesquisas avançadas sobre economia e geopolítica da transição energética e energia internacional nos mercados de petróleo, gás e eletricidade.

Todos os meses são publicados vários relatórios e podcasts que contribuem para uma compreensão global mais coerente e equilibrada da transição energética, caminhos de descarbonização, mercados e questões internacionais de energia. São cinco áreas de estudo: energética, óleo, gás, eletricidade e China.

A FSR, que possui uma área dedicada à energia e clima, é um centro de excelência que realiza pesquisas aplicadas, cursos e discussões com o objetivo de desenvolver a regulação e políticas energéticas na Europa e no mundo. Além dos materiais produzidos todos os meses, os cursos da FSR são muito procurados por profissionais de energia do mundo inteiro.


O ESMAP é uma parceria entre Banco Mundial e outros 18 parceiros para ajudar países de baixa e média renda a reduzir a pobreza e impulsionar o crescimento, por meio de soluções energéticas ambientalmente sustentáveis.

Além dos programas para apoiar os países, há vários estudos disponíveis sobre acesso à eletricidade, energias renováveis, mercados de energia, solar off-grid, armazenamento de energia, energia geotérmica e eólicas offshore.


O NREL é o mais importante centro de pesquisa e desenvolvimento de energias renováveis e eficiência energética dos Estados Unidos, pertence ao Departamento de Energia dos EUA. O NREL tem como objetivo liderar uma transição energética onde as soluções são projetadas de forma inclusiva e os benefícios são distribuídos de forma equitativa. Líder em práticas de energia limpa aplicada, tem trabalhado com milhares de comunidades em todo o mundo, muitas historicamente carentes de acesso à energia limpa.


420 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page