• Head Energia

Top 3 aulas sobre Comercialização na Head Energia

Por Head Energia


Comercialização de energia é um dos temas favoritos dos alunos da nossa escola, por isso resumimos as top 3 aulas disponíveis no plano anual da Head Energia. São aulas essenciais para profissionais para quem atua em posições de Back, Middle e Front Office.


Gestão de riscos em comercialização de energia elétrica - Masterclass com Alexandre Lafranque


Nessa masterclass são apresentados os diferentes enfoques que os agentes de mercado possuem quando se fala em gestão de riscos. Um gerador, por exemplo, procura proteção da sua receita e o controle dos seus riscos via gerenciamento dos contratos, controle do portfólio, hedges de exposições ao MCP e acompanhamento dos riscos regulatórios. Já o comercializador, pode atuar com especulação (via trading direcional) ou arbitragem de preços (extraindo valor da assimetria de preços entre geradores e consumidores, por exemplo). O consumidor, por seu turno, busca contratar suas necessidades energéticas para seu processo produtivo, evitando exposições e otimizando seus custos com energia. Também são analisados a fundo cada um dos principais riscos na comercialização de energia: mercado (volume e preços), crédito (contra parte nos contratos) e liquidez (disponibilidade de energia no mercado).



Contabilização de Lastro e Energia na CCEE e Obrigação de Entrega - Masterclass com Victor Gomes


Nessa masterclass é explicada a diferença entre balanço energético e balanço de lastro, apurações verificadas mensalmente para os agentes da CCEE. O que é o balanço energético? Todo mês, a CCEE contabiliza para cada agentes as diferenças entre os recursos (contratos de compra, geração e energia alocada no caso de usinas do MRE) e seus requisitos (carga e contratos de venda). As diferenças positivas ou negativas são calculadas para cada hora e valoradas ao PLD horário. A contabilização do MCP, e sua posterior liquidação, é uma fotografia do mês de referência. E o que é o balanço de lastro? Também chamado de apuração da média móvel, todo mês, a CCEE apura a Penalidade por Insuficiência de Lastro, com base nas exposições (recursos – requisitos) dos 12 meses precedentes ao mês de apuração. A penalidade será 1/12 do montante de insuficiência de lastro (recursos – requisitos) multiplicado pelo Preço de Referência para Penalização (que em 2022 é 150,95 R$/MWh). A masterclass apresenta dois estudos de caso práticos: UTE comprometida com CCEAR por disponibilidade e eólica comprometida com PPA no ACL.



Meteorologia e Hidrologia na comercialização de energia elétrica - Masterclass com Tainá Mota e Rodrigo Azambuja


Nessa masterclass é apresentada a relevância dos estudos meteorológicos e hidrológicos na determinação do PLD. Segundo um levantamento feito pela CCEE sobre os principais fatores que influenciam o PLD, 49% das variações verificadas no preço de curto prazo são ocasionadas pelas diferenças entre afluências previstas e verificadas. A decisão do ONS sobre quando utilizar os estoques de energia, representados pela água nos reservatórios, está ligada à incerteza quanto às afluências futuras – o que exige uma análise probabilística de seu comportamento. Além disso, a decisão operativa mais adequada dependerá das condições do sistema – assim, é preciso determinar uma decisão operativa em função dos possíveis estados do sistema. Em sistemas com relevante participação hidrelétrica, dois tipos de informação compõem o estado do sistema: níveis de armazenamento dos reservatórios e tendência hidrológica futura do sistema.


Já são mais de 20 masterclasses com profissionais referência que constroem o mercado de energia no Brasil. Conheça nossa assinatura anual aqui.


191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo