top of page
  • Alessandra Corrêa

A Força dos Introvertidos


O introvertido é uma pessoa que precisa usar muita energia para estar em grupo, para falar em público, para ser mais assertivo e para se expor. Existem algumas boas estratégias para economizar e utilizar sua energia de forma mais direcionada e, assim, gerenciar sua introversão e usá-la como uma aliada.


A primeira delas é economizar energia em outras tarefas para poder focar no que você sabe que vai te consumir bastante. Por exemplo, antes de uma reunião com muitas pessoas (para o introvertido, 10 ou 15 pessoas pode ser uma multidão), tire alguns minutos para ficar sozinho, relaxar e rever os pontos importantes que você precisa passar. Se você se energiza fazendo exercícios, pense em acordar mais cedo e se movimentar. Procure fazer o que te traz mais energia e foco antes de entrar em situações desconfortáveis ou desafiadoras.


Se você estiver se preparando para um evento mais longo, como um congresso ou aquela reunião que vai durar horas, veja se você pode programar momentos para recarregar a bateria ao longo do evento. Tem como sair para tomar um café ou uma água? Encontre um cantinho para respirar, se concentrar ou até fazer uma rápida ligação. Faça uma pausa para retocar a maquiagem ou ajeitar a gravata. Vai haver estandes? Pare em um deles. O ponto é: encontre uma forma de recarregar suas baterias durante o evento, mesmo que seja por alguns minutinhos.


A ferramenta mais poderosa, indispensável em tantas situações, é importante também para o introvertido: o planejamento. Faça um mapa das situações que você pode ter que enfrentar antes de um evento ou uma reunião. Quem vai estar presente? Com quem você vai ter que falar? O que você precisa comunicar? Tem alguém que vai estar presente que, por algum motivo, te intimide ou te deixe desconfortável? (Se sim, já prepare o que falar com essa pessoa caso você se veja diante dela).


O introvertido escolhe muito as palavras antes de falar e, por isso, pode acabar perdendo o timing do assunto em uma reunião, por exemplo. Para isso, também, o planejamento é essencial. Planeje o que você quer falar e como você quer falar e procure ser o primeiro a falar, para evitar que você se convença a não falar.


Se julgar necessário, ensaie em voz alta. Ouvir o que se tem a dizer ajuda muito a escolher as palavras e o tom de voz. Aproveite e preste atenção na sua postura. Uma postura mais ereta não apenas demonstra confiança, mas também te traz confiança.


Outra característica comum aos introvertidos é que eles normalmente são pessoas muito observadoras, conseguem ler melhor o ambiente, percebem detalhes que outros não conseguem ver. Ouvem melhor, processam as informações de forma mais detalhada, pensam antes de falar. Essas são características essenciais para um processo eficiente de tomada de decisão e para resolução de conflitos que, por sua vez, são atributos importantes para um bom líder.


A introversão traz consigo muitas características que podem ser utilizadas de forma positiva e eficaz. Aprenda a ver a introversão como uma vantagem. Planeje-se e faça da sua introversão sua aliada.


138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page