• Head Energia

7 razões nada óbvias para você fazer o concurso da EPE em 2022

Atualizado: 5 de abr.

Por Head Energia


O edital para o concurso público da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) foi divulgado em 7/01/2022 e causou grande alvoroço no Setor Elétrico Brasileiro. A EPE é responsável por prestar serviços ao Ministério de Minas e Energia (MME) na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, cobrindo energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados e biocombustiveis, e o último concurso foi em 2014. Esses dois pontos justificam a ansiedade pelo concurso.


Mas não são apenas esses os motivos para você se dedicar ao estudo para o concurso da EPE. A Head Energia elencou mais 7 razões para você se inspirar!


Razão #1:

Não se abale com a pequena quantidade de vagas! Os 119 primeiros colocados ficarão no cadastro reserva e poderão ser chamados para assumir a vaga nos próximos 18 meses, prorrogáveis por mais 18. Então, sim: você tem mais chances do que imaginava!


Razão #2:

Se você tem vontade de mudar de carreira, está aí uma ótima oportunidade! Sendo do Setor Elétrico ou não, os colaboradores da EPE têm atribuições diferentes de qualquer outra empresa!


Razão #3:

Já está de olho no concurso da ANEEL?! O último foi em 2010 e há grande expectativa de que o edital seja lançado em breve. O concurso da EPE engloba leis e regras que inevitavelmente serão cobradas no concurso da ANEEL. Então o concurso para a Empresa de Pesquisa Energética acaba sendo um preparatório para o da ANEEL. Não existe conhecimento perdido.


Razão #4:

Estudando para a prova da EPE, automaticamente você adquire conhecimento que abre portas no amplo mercado de energia que é cobrado, inclusive, na prova de Certificação de Operadores do Mercado, realizada pela CCEE.


Razão #5:

Procura estabilidade e boa remuneração?! O concurso da EPE é para você! Afinal, a remuneração inicial é acima de R$ 11.000 + benefícios.


Razão #6:

Quer o prestígio de trabalhar em um ente público cujo trabalho impacta todo o País?! O concurso da EPE é a oportunidade perfeita!


Razão #7:

E, por fim, não é porque você passou no concurso da EPE que precisa continuar lá até aposentar! Os profissionais da EPE são disputados pelas empresas do amplo mercado de energia e uma passagem por lá pode alavancar sua carreira.


Como escola voltada para o mercado de energia, o conteúdo da Head Energia te ajudará muito a se preparar para a prova da EPE!


Leis mencionadas no edital, como a Lei nº 9.427/96 e a Lei nº 10.848/2004, são a base do conteúdo dos seguintes episódios da Head Energia:


· Episódio: Pontos Relevantes – Comercialização

· Episódio: Obrigação de atendimento a 100% do mercado

· Episódio: Declaração de Necessidade das Distribuidoras

· Episódio: Sobrecontratação Involuntária e Exposição Involuntária

· Episódio: Energia Incentivada vs Energia Convencional

· Episódio: Energia Especial vs Energia Não Especial

· Episódio: Introdução à Governança do Setor Elétrico

· Episódio: Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) - Estrutura e Atribuições

· Episódio: Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)

· Episódio: Empresa de Pesquisa Energética (EPE)


Quer uma ajudinha para estudar para o concurso da EPE?! A Head Energia elaborou um guia de estudo que vai te ajudar muito! Ele está disponível para nossos alunos anuais. Se você ainda não for, clique aqui.

242 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo